quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Atividade física e promoção da qualidade de vida em mulheres em climatéricas


Olá meninas...
desculpe pela demora para postar, começaram essa semana minhas aulas e estou na correria.
Trouxe uma mega novidade pra vocês...
Todos me perguntam mas que  é Nábia? 

Nábia é uma pessoa muito querida e especial que eu conheci fazendo uma aula quanto eu participava do grupo de obesidade da Unicamp. Depois eu vim a ter contato com ela com a hidroginástica que fiz por pouco tempo. Ai ano passado eu adicionei na minha rede social e suas postagem motivadores diárias me fez encherca que algo estava errado e que era hora de mudar, em fim começamos uma amizade  e hoje ela a principal motivadora para alcançarmos NOSSO objetivo.
Ela escreve textos ótimos sobre obesidade e atividade física  e a partir de hoje ela esta fazendo parte nosso BLOG. 
Então vamos ler, aprender e comentar!!

Bks
Tamiris Oliveira


Atividade física e promoção da qualidade de vida em mulheres em climatéricas
A mulher necessita de atenção especial, devido às alterações fisiológicas que acontece com o decorrer dos anos. Estudos nessa área têm de contribuir, ampliar o entendimento das potencialidades e limitações dessas reações. Sousa et al (2000), descreve esse período de crise e mudanças, tem como característica biológica primordial á deficiência de hormônios sexuais.Mendonça, 2004, cita através da literatura Médica o ciclo da mulher caracteriza pelas mudanças Hormonais (diminuição do Estrogênio e Progesterona). Provocando alguns sintomas divido em: curto prazo, Tendo a alteração vaginal (dispaurenia) e cessação da menstruação médio prazo- Onda de calor, insônia, irritabilidade e depressão, longo prazo- Alterações cardiovasculares, perda da massa óssea, perfil lipídico.
A atividade física moderada e regular contribui para preservar estruturas orgânicas e bem estar fisiológico, proporcionando a recuperação ou manutenção das características psíquicas e fisiológicas em qualquer idade. (PM-BH 2008). A pratica regular de exercício físico resulta em muitos benefícios para o organismo, melhorando a capacidade cardiovascular e respiratória, promovendo o ganho de massa óssea, a diminuição da pressão arterial, tolerância á glicose na ação da insulina. (BRASIL, 2008) O exercício escolhida pela mulher no climatério deve ser agradável, acessível e fácil de fazer, contribui assim para seu bem estar, auto-estima e regularidade. São recomendadas atividades variadas naturezas, dando-se prioridade aos exercícios aeróbicos (caminhada, natação, hidroginástica) e á musculação, desde que devidamente orientador por profissionais da área. (BRASIL, 2008). “Atividade física pode ser definida como uma forma de movimento do corpo que resulta em aumentar a capacidade física, reduzir o risco de doença, reabilitação, lesão ortopédica e fortalecimento muscular e prevenir a ocorrência de tais lesões”. (SIMÃO, 2007, p.43). Sendo importante para a mulher  nessa fase. O objetivo de um profissional da educação física é fazer com que o individuo incorporem atividade física regular em seu estilo de vida. Com esses  fatores podemos concluir que atividade física bem orientada, pode ser usada como um tratamento não medicamentoso, promovendo uma qualidade de vida e bem estar, para qualquer faixa etária, sexo e grupo especial. Não esquecendo que, uma alimentação balanceada, noites bem dormida, evitar bebidas alcoólicas e cigarro, consumo de sal, tende a contribuir para essa melhora. 
BRASIL. Manual de atenção á mulher no Climatério/Menopausa. Ministério da saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas - Brasília: Editora do ministério da Saúde, 2008.
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Climatério: Protocolo de atenção á saúde da mulher. Secretaria municipal de saúde, 2008.
SIMÃO, R. Fisiologia e Prescrição de Exercícios para grupos especiais. Rio de Janeiro: Phorte 2007.

Nábia Camargo CREF073327-G/SP
Educadora Física, especialista em Atividade Física aplicada a Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais, Método Pilates: Prescrição do Exercício Físico e Saúde.

4 comentários:

Meta

Passaram por aqui